A cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), realizada neste domingo (13) em Brasília, foi concluída com sucesso, conforme informou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro por meio das redes sociais às 21h20. O procedimento durou mais de 11 horas e foi necessário devido a complicações intestinais.
“Cirurgia concluída com sucesso! Estou indo agora para a sala de extubação, onde poderei vê-lo”, escreveu Michelle, que acompanhou o procedimento no Hospital DF Star, onde o ex-presidente segue internado.
Bolsonaro foi submetido a uma laparostomia exploratória — intervenção indicada para identificar e tratar possíveis complicações abdominais. Segundo Michelle, o ex-presidente apresentava “muitas aderências” no intestino, mas permanecia em estado clínico “estável”.
O quadro de saúde do ex-presidente se agravou na última sexta-feira (11), durante agenda política no Rio Grande do Norte. Ele passou mal pela manhã enquanto estava na cidade de Tangará e foi inicialmente atendido no Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz, município vizinho.
Após ser estabilizado, Bolsonaro foi transferido de ambulância até o estádio municipal de Santa Cruz, onde embarcou em um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do estado com destino a Natal. Na noite de sábado (12), ele foi transferido em uma UTI móvel para o Distrito Federal.
Até o momento, não há previsão oficial de alta médica. A equipe médica ainda não divulgou boletim atualizado com os detalhes do procedimento.