22/11/2017 às 21h23min - Atualizada em 22/11/2017 às 21h23min

Volkswagen Polo é eleito o ‘Carro do Ano’; veja outros vencedores

Hatch recém-lançado começa sua trajetória no mercado brasileiro com a aprovação de especialistas no setor automotivo

Renyere Trovão

Volkswagen Polo acaba de chegar às concessionárias com um reconhecimento de peso na bagagem. O modelo foi escolhido o ‘Carro do Ano’ na América Latina na eleição do Prêmio Americar 2018.

O novo hatch, apresentado no início de outubro em solo brasileiro, recebeu 50% dos votos e concorria com outras duas novidades no mercado brasileiro em 2017: Fiat Argo e Renault Kwid . 

A premiação foi criada há 4 anos pela Americar, associação que reúne atualmente 71 jornalistas especializados de 11 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). 

Os profissionais recebem os veículos para avaliação, alguns antes mesmo de chegarem às lojas, como foi o caso do Polo.  A região que participa da votação concentra uma população superior a meio bilhão de pessoas e que vende anualmente 5,3 milhões de veículos. 

Confira todos os ganhadores por categoria:

VW Polo - Carro do Ano

50% dos votos

Outros finalistas: Fiat Argo e Renault Kwid 

 

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/11/22/Automoveis/Imagens/Cortadas/VW Polo 2-ID000002-1200x800@GP-Web.jpg

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/11/22/Automoveis/Imagens/Cortadas/VW Polo 2-ID000002-1200x800@GP-Web.jpg

 
jm1366Getty Images/iStockphoto

A sexta geração do hatch chegou às lojas há menos duas semanas já com 8 mil unidades negociadas apenas na pré-venda. O modelo é vendido em três versões, com motorizações 1.0, 1.6 e 1.0 turbo, de potências variando de 84 cv a 128 cv.

>>Os itens de série, opcionais e preços de cada versão do novo Polo

Volks aposta no Polo para iniciar uma ofensiva em lançamentos que contemplam 13 novidades nacionais (de um total de 20) até 2020 - o sedã Virtus será o próximo, no fim de janeiro de 2018.

Audi A5 - Melhor Importado 

60,2% dos votos

Outros finalistas: Lexus RX350 e Mercedes Classe E

 

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/11/22/Automoveis/Imagens/Cortadas/Audi A5 carro do ano-ID000002-1200x800@GP-Web.jpg

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/11/22/Automoveis/Imagens/Cortadas/Audi A5 carro do ano-ID000002-1200x800@GP-Web.jpg

 

A segunda geração do sedã premium estreou no Brasil em agosto embarcada com o que há de mais moderno em tecnologia dentro da marca. São quatro versões disponíveis equipadas com o motor 2.0 TFSI, de potências entre 190 cv e 252 cv.

>>Audi lança A5 que 'dispensa’ o motorista no congestionamento; veja preços

 

O destaque do novo Audi A5 é o assistente de engarrafamento (Traffic Jam Assist). Ele permite ao carro assumir a direção em trânsitos congestionados, possibilitando ao condutor tirar as mãos do volante e o pé dos pedais de freio e acelaração.

Jeep Compass - Melhor SUV 

58,4% dos votos

Outros finalistas: Ford EcoSport e Honda WR-V

 

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/11/22/Automoveis/Imagens/Cortadas/Jeep Compass-ID000002-1200x800@GP-Web.jpg

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/11/22/Automoveis/Imagens/Cortadas/Jeep Compass-ID000002-1200x800@GP-Web.jpg

 

Lançado no Brasil no fim do ano passado, o Compass é o principal produto da Jeep no país. Mesmo de porte médio e preço mais elevado (atualmente parte de R$ 105.990), o SUV virou líder do segmento (incluindo as opções compactas e mais acessíveis), desbancando o até então queridinho na categoria, o Honda HR-V.

>>Sedã ou SUV? Corolla chama Compass e Creta para a briga

utilitário é vendido em cinco versões e duas motorizações: 2.0 Tigershark Flex, de 166 cv, e 2.0 turbodiesel, de 170 cv, sempre associada ao câmbio automático. 

Ford Ranger - Melhor Picape 

34,6% dos votos

Outros finalistas: Chevrolet S10 e Nissan Frontier

 

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/11/22/Automoveis/Imagens/Cortadas/Ford Ranger-ID000002-1200x800@GP-Web.jpg

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/11/22/Automoveis/Imagens/Cortadas/Ford Ranger-ID000002-1200x800@GP-Web.jpg

 A picape passou por uma atualização em 2016, com efinamento na cabine e tecnologias usadas no Focus e Fusion. Também investiu em segurança, além de adotar um visual dianteiro mais amigável com o consumidor urbano.

>>Picapes viram SUVs de caçamba; veja qual se sai melhor

O modelo, por exemplo, freia e acelera sozinho, alerta o motorista para mudanças indevidas de faixa de rolamento e desliga automaticamente o farol alto ao cruzar com um veículo em sentido contrário.

São 9 versões e três motorizações: 2.5 flex, de 173 cv, 2.2 diesel, de 160 cv, e 3.0 diesel, de 200 cv. O spreços variam de R$ 106.990 a R$ 190.190.

Renault Captur - Melhor Design 

58,4% dos votos

Outros finalistas: Chevrolet Cruze e Volkswagen Polo

 

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/11/22/Automoveis/Imagens/Cortadas/Renault Captur_20171122171926-ID000002-1200x800@GP-Web.jpg

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/11/22/Automoveis/Imagens/Cortadas/Renault Captur_20171122171926-ID000002-1200x800@GP-Web.jpg

O crossover feito em São José dos Pinhais (PR) realmente impacta pelo visual. É impossível desviar os olhos quando se depara com o modelo. Apesar do apelo visual, o carro ainda não deslanchou em vendas, figurando numa posição intermediária dentre os mais emplacados no segmento.

Recentemente ganhou o câmbio automático CVT na motorização 1.6, de 120 cv, que animou um pouco a procura. O propulsor 2.0, de 148 cv, continua com o automático de 4 velocidades.

Captur é oferecido em quatro versões, com preços que vão de R$ 80.450 a R$ 93.650.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »