28/10/2016 às 19h47min - Atualizada em 28/10/2016 às 19h47min

TV e Rádio da ALMT entram em rede nacional pelo satélite C2

Mizael Duarte
Página Press

A TV Assembleia e a Rádio Assembleia FM 89.5 estão veiculando há duas semanas, em caráter experimental, toda a sua programação diária pelo satélite C2, o que possibilita a recepção do sinal nos 141 municípios de Mato Grosso e até nos demais estados brasileiros e países vizinhos. A subida do sinal é uma iniciativa que permite a cobertura de todo o território mato-grossense, assegurando aos cidadãos da capital e do interior o conhecimento e o acompanhamento de todas as atividades transmitidas pelos veículos de comunicação da Assembleia Legislativa.

O satélite C2 é responsável pela transmissão dos sinais das maiores emissoras de televisão do país, como Globo, Record, SBT, Bandeirantes e Rede TV, além da TV Câmara, TV Senado, TV Justiça, TV Brasil e as tevês legislativas de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e agora Mato Grosso.

Além disso, o satélite C2 ainda possui à sua disposição um parque de aproximadamente 25 milhões de antenas parabólicas para a transmissão de sinal. É o principal satélite de televisão nos céus do Brasil.

Para o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Guilherme Maluf, essa é uma conquista histórica que fortalece a divulgação das ações da Assembleia Legislativa e do trabalho dos deputados.

“É uma forma de aumentarmos ainda mais a transparência das nossas ações, levando aos cidadãos de todos os municípios de Mato Grosso as informações sobre as leis criadas, os debates nas comissões temáticas, as audiências públicas, sessões plenárias e outras atividades do Parlamento”, disse.

Maluf destacou a determinação da Mesa Diretora da Assembleia em expandir os sinais da TV e da Rádio AL para todos os municípios, uma meta que vem sendo perseguida desde a implantação da TVAL em 2001, ainda a cabo. Em 2007, a TV Assembleia passou a emitir o sinal analógico e, em 2011, o digital.

O superintendente da TVAL e diretor técnico da Astral (Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas), Wanderley Oliveira, explica que o sinal da TVAL subiu para o satélite C2 nas modalidades analógico e digital. No sistema analógico, em 1060Hz, antigo canal Futura, e no digital, 3950Hz. A Rádio AL (89.5) na frequência digital, 3950Hz.

Oliveira lembrou que as emissoras legislativas estão se expandindo rapidamente e novas concessões são liberadas a cada mês, incluindo as TVs das Câmaras Municipais em vários municípios mato-grossenses e em todo o país. A expectativa é buscar, em médio prazo, a formatação de um grande telejornal do Poder Legislativo a ser exibido em rede nacional, com conteúdos de cada região, integrando todas emissoras legislativas do Brasil.

A televisão é um dos mais importantes meios de comunicação no Brasil e no mundo, com forte papel integrador e de divulgação de informações, cultura e entretenimento, chegando a mais de 90% dos domicílios brasileiros.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »