29/11/2017 às 01h25min - Atualizada em 29/11/2017 às 01h25min

Ex-Prefeito e personalidades de Marcelândia são homenageados com títulos de Cidadãos Mato-grossenses

Página Press | Atualizada às 15h58 - 29/11/2017
MIZAEL DUARTE
O ex-prefeito de Marcelândia, Paulo Ely Ribeiro, sua esposa Maria Neusa Hespanhol Ribeiro, Valdomiro Ortega Batel, Maristel dos Santos, Fausto Nobres da Silva e Natal Transpadini, foram homenageados com Títulos de Cidadãos Mato-grossenses. A sessão solene aconteceu na noite de segunda-feira (27) no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour na Assembleia Legislativa de Mato Gosso.

As homenagens foram entregues pelo deputado estadual Baiano Filho (PSDB), autor das honrarias.

A honraria é prevista no Regimento Interno da AL e tem como objetivo agraciar personalidades que se dedicaram ao trabalho sócio, político ou econômico para o desenvolvimento e projeção de Mato Grosso.

Paulo Ribeiro é empresário do ramo de despachante e foi o primeiro prefeito de Marcelândia, exerceu mandato tampão por dois anos de 1987 a 1988. Maria Neusa, sua esposa, é Servidora Pública Estadual aposentada, sendo uma das primeiras profissionais da educação a lecionar no município.

Valdomiro Ortega Batel, ou simplesmente Miro Ortega, como é popularmente conhecido, chegou no municipio em janeiro de 1986 é empresário no ramo madeireiro e foi um dos desbravadores da região. Atualmente é vice-presidente do (PP) em Marcelândia.

Maristel dos Santos, atualmente empresária do ramo de comércio de serviços, já foi conhecida e quase que incorporou como seu sobrenome, sua função de tabeliã, e até hoje é chamada pelos mais antigos moradores como Maristel do Cartório. Em 1.979, seu esposo, Valdemir Baptista dos Santos, começou a trabalhar no Escritório da Colonizadora Maiká, de José Bianchini, empresa que colonizou e fundou o município de Marcelândia, região norte do estado de Mato Grosso.


Em 10 de maio de 1982, participou da criação do Distrito de Marcelândia, criado através da Lei nº 4.461, vinculado ao Município de Sinop. No mesmo ano, participou ativamente da campanha eleitoral e viu Marcelândia eleger na pessoa de seu esposo Valdemir, seu primeiro político detentor de mandato eletivo. Valdemir elegeu-se vereador pelo município de Sinop, tomando posse em 01 de janeiro de 1983.

Fausto Nobres da Silva, mais conhecido como Dr. Fausto, é advogado e mudou-se para Marcelândia em 10 de julho de 1997, onde instalou o primeiro escritório de advocacia permanente no município. Exerceu mandato eletivo de Vereador em Marcelândia entre os anos de 2013 a 2016, com problemas de saúde não esteve na solenida e foi representado por Antonio Cassiano.

Outro agraciado foi Natal Traspadini (in memoriam) e foi representado por Fábio Ortega. 
Traspadini foi um baluarte na construção de pontes no municipio no inicio dos anos 90. 

Na mesma sessão, foi promovida a entrega de Título de Cidadão Mato-grossense a 29 personalidades: cinco prefeitos, esportistas, médicos, empresários, entre outras. Também foram entregues 57 Moções de Congratulação para representantes de diferentes segmentos, dentre eles, serviços sociais, militares, religiosos.

“Um momento especial para homenagear personalidades com relevantes serviços prestados em Mato Grosso e valorizar aqueles que aqui chegaram somando esforços para o desenvolvimento estadual. A construção de Mato Grosso passa pela mão de todos”, definiu Baiano Filho.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »