29/10/2016 às 15h04min - Atualizada em 29/10/2016 às 15h04min

Cônsul da Bolívia discute parceria com MT para universidade em San Matias

O deputado Dr. Leonardo se diz honrado por ser o interlocutor do diálogo aberto entre Brasil/Bolívia

Lis Ramalho
Página Press
Deputado Dr. Leonardo se reúne com cônsul da Bolívia e reitoria da Udabol (Foto: Lis Ramalho)

O deputado Dr. Leonardo recebeu nesta semana, a visita da vice-reitora da Universidad de Aquino Bolívia (Udabol), Claudia Camacho e o cônsul da Bolívia, Emilio Tamayo. As discussões foram sobre parcerias entre o governo do estado de Mato Grosso com o país vizinho, nas questões da Educação e Saúde.

Uma das pautas foi referente a um acordo, no intuito de oportunizar os estudantes brasileiros que cursam Medicina na Bolívia, a fazerem a residência nos hospitais de Mato Grosso. Também participaram da reunião, o secretário de Estado de Saúde, João Batista e representantes do Poder Executivo.

Outra questão em debate foi o intercâmbio acadêmico, com a possibilidade de estudos, não só em medicina, mas em outras áreas. Essa discussão, segundo o parlamentar, será estendida junto a Universidade de Mato Grosso (Unemat). “Vamos tentar um acordo, não só em medicina, mas, em outras áreas também”, ressaltou.

Dr. Leonardo se diz honrado por ser o interlocutor desses diálogos entre Brasil/Bolívia. “Era isso que faltava, criarmos relações diplomáticas verdadeiras com o país vizinho. O governador Pedro Taques iniciou essa proximidade com a Caravana da Integração e agora, eu, como vice-líder deste governo e representante eleito por Cáceres faço o intermédio dessas conversações”, destacou.

Na reunião foi debatida ainda a construção de uma universidade em San Matias. “É a entrada oficial da Bolívia por Mato Grosso e é a única cidade de fronteira que não possui uma universidade. Temos muitos mato-grossenses que estudam e moram na Bolívia. Com a criação de uma universidade em San Matias será mais fácil e mais viável aos nossos cidadãos que pretendem cursar no país vizinho”, salientou.

O cônsul da Bolívia informou ao deputado Dr. Leonardo sobre uma parceria com a Udabol, que concedeu dez bolsas aos estudantes de Mato Grosso. Outra ação que Emilio Tamayo destacou foi as aulas de espanhol gratuitas que o consulado está oferecendo aos alunos de uma escola estadual de Cáceres e vai estender aos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem dos hospitais da cidade. Em San Matias, os bolivianos já começaram a ter aulas de português. 

“Muito importante capacitar as nossas crianças, bem como os profissionais da saúde, pois muitos bolivianos vêm a Cáceres para fazer consultas médicas e as dificuldades de se comunicar são muitas. O consulado está de parabéns, pois os amigos bolivianos também estão tendo aulas de português para que eles possam nos receber quando nós, brasileiros, formos até o seu país”, disse. 

Câmara Setorial Temática

O deputado Dr. Leonardo vem estreitando relações com o país vizinho. Nesta quinta-feira (27), realizou uma audiência pública, em Cáceres, para discutir a Fitossanidade e Saúde Animal na Fronteira. Estiveram presentes o prefeito de San Matias, Fábio Olivares, o presidente da Câmara Municipal e demais autoridades bolivianas. Esta audiência foi mais uma ação da Câmara Temática que discute Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e Fronteira Brasil/Bolívia.

Dr. Leonardo anunciou durante a audiência, que a Câmara Temática está terminando um estudo, junto ao Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e após a conclusão deste estudo, ele convocará as autoridades mato-grossenses para visitar a fronteira. Outra ação será a realização da primeira audiência pública internacional.

“Fronteira não é só mazelas, temos também possibilidades de negócios decomércio exterior, com um potencial de consumidor grande, tendo em vista que só a cidade de Santa Cruz tem mais habitante que Mato Grosso inteiro. A audiência pública entre os dois países será para estreitar mais ainda os laços e também discutir as dificuldades e possíveis acordos”, finalizou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »