21/02/2018 às 14h28min - Atualizada em 21/02/2018 às 14h28min

TRT e Prefeitura discutem construção do novo Fórum Trabalhista da cidade

Redação
Reprodução

A construção das novas instalações do Fórum Trabalhista de Lucas do Rio Verde, município do médio-norte do estado, foi o tema de um encontro realizado nesta terça-feira (20) no Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso. O assunto foi debatido durante reunião da presidente do TRT, desembargadora Eliney Veloso, com o prefeito de cidade Luiz Binotti.

Apesar do município já ter doado ao Tribunal um terreno para construção do novo Fórum, está em estudo a mudança de endereço, com a disponibilização de um outro local. A medida é uma demanda do município, que planeja ver reunido em uma mesma região todos os órgãos do Poder Judiciário ou com atividades correlatas.

A definição do local onde funcionará o Fórum Trabalhista deve ocorrer até março. Após, deve ser iniciado o processo de elaboração do projeto arquitetônico da nova sede.

Lucas do Rio Verde conta, desde 2011, com uma unidade física da Justiça do Trabalho. Até 2013, a vara da cidade funcionava em um espaço apertado, inicialmente construído para abrigar um Posto Avançado Trabalhista, que é uma unidade judicial menor. Diante da demanda processual crescente, o local foi ampliado e já na solenidade de inauguração dessa obra foram registradas diversas manifestações pedindo a instalação de uma segunda vara no município.

Apesar de contar com uma população relativamente pequena (61.515 habitantes, segundo dados do IBGE de 2017), Lucas do Rio Verde sedia a unidade trabalhista mato-grossense com a maior movimentação processual no estado. Só no ano passado foram cerca de 2,6 mil novos processos, o que coloca a unidade como a única em Mato Grosso a pertencer ao Grupo 7, classificação que abriga as varas com maior volume de processos em todo país, com média trienal superior a 2,5 mil processos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »