01/11/2016 às 05h50min - Atualizada em 01/11/2016 às 05h50min

Cerca de 163 mil candidatos farão o Enem em MT; veja as dicas

Rayane Alves
Divulgação

Cerca de 163 mil candidatos se inscreveram para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo sábado (5) e domingo (6), em Mato Grosso. De acordo com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Estado foram registradas 163.81 mil inscrições. Só em Cuiabá são 47.015 que vão tentar uma vaga na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Todos os candidatos foram designados conforme o endereço residencial indicado no ato da inscrição. Porém, o local das provas pode ser estabelecido até 20 km, contados a partir da casa dos participantes. 

Por isso, o Ministério da Educação orienta que os candidatos façam uma visita com antecedência na escola selecionada na tentativa de conhecer o trajeto e evitar que percam o horário das provas devido ficar procurando o endereço.
 
No Estado, todos os municípios que receberem o exame terão os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h. O inicio das provas é às 12h30.
 
No portal do Inep são listados oito passos com dicas de como o candidato pode ter uma prova sem imprevisto.
 
O primeiro deles é o cartão de confirmação da inscrição que está na página do participante. O Inep recomenda que o candidato leve o cartão nos dias da aplicação da prova para conferir o local. No documento estão contidas: número da inscrição, data e horário do exame, local de realização das provas, indicação do atendimento se for o caso, opção de língua estrangeira, solicitação de certificação, entre outros.
 
O segundo passo é chegar com antecedência ao local da prova, porque após o fechamento dos portões todos os candidatos devem aguardar em sala até que seja autorizado o inicio da prova que é composta por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada e uma redação.
 
No primeiro dia serão aplicadas prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias. O tempo para a prova é de 4h30.
 
Já no segundo dia serão aplicadow Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. O tempo de prova para este dia é de 5h30.
 
DOCUMENTOS VÁLIDOS
Para realizar a prova, é necessário apresentar documento com identificação original com foto. Entre os documentos aceitos estão: Cédulas de identidade, emitida pela Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal, certificado de reservista, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto. Em caso de perda ou roubo, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de no máximo 90 dias do primeiro dia de aplicação do Exame.
 
A novidade deste ano é que todos os candidatos terão coleta de dado biométrico nos dois dias de aplicação. Além disso, será intensificada a utilização dos detectores de metais para coibir fraudes e garantir um Enem seguro e isonômico.
 
Outras dicas sobre a prova podem ser conferidas no endereço eletrônico
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »