16°C 32°C
Sinop, MT
Publicidade

Lula lança programa para recuperação de solos em MT e é ovacionado em evento com agricultores

Iniciativa federal beneficia agricultura familiar em 10 assentamentos de MT; presidente ouviu gritos de “sem anistia” durante a cerimônia

Por: Redação
24/05/2025 às 08h19 Atualizada em 26/05/2025 às 10h36
Lula lança programa para recuperação de solos em MT e é ovacionado em evento com agricultores
Reprodução

Durante visita ao Assentamento Santo Antônio da Fartura, em Campo Verde, a 136 km de Cuiabá, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ovacionado com aplausos e gritos de “sem anistia” nesta sexta-feira (23), durante o lançamento do Programa Solo Vivo. O evento reuniu autoridades federais, estaduais e locais, além de representantes da agricultura familiar e movimentos do campo.

O grito de “sem anistia”, entoado por parte do público presente, faz referência ao pedido de que os responsáveis pela tentativa de golpe em 2023 não sejam perdoados. Lula, que discursou sobre a importância de políticas voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar, foi amplamente aplaudido durante sua fala.

O Programa Solo Vivo, idealizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), tem como objetivo recuperar áreas de solo degradado, melhorar a produtividade e reduzir desigualdades no campo. A iniciativa será implantada em 10 assentamentos de Mato Grosso, incluindo municípios como Alto Araguaia, Poconé, Rosário Oeste e Campo Verde. O estado foi escolhido para o projeto-piloto por sua relevância agrícola e pela necessidade de ações de fortalecimento da agricultura familiar.

Na cerimônia, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, exaltou a origem humilde e destacou que “Lula é um estadista maravilhoso que permite que a gente trabalhe para todos”. O prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes de Oliveira (UB), também elogiou o projeto, ressaltando a importância da correção do solo em regiões de Cerrado.

Presente no evento, o governador Mauro Mendes (UB) discursou brevemente, destacando o papel de Mato Grosso como liderança no agronegócio e reforçando o compromisso com os pequenos produtores. Mendes também citou obras de asfaltamento de estradas vicinais que conectam assentamentos a rodovias, facilitando o escoamento da produção.

A primeira visita do presidente Lula ao estado neste ano, em abril, não contou com a presença do governador, que alegou não ter sido convidado. Desta vez, ambos compartilharam o palanque em uma cerimônia marcada por gestos de união institucional.

Lideranças do setor agrícola também marcaram presença. Divino Martins de Andrade, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetagri-MT), destacou o compromisso do presidente com o trabalhador rural. “O senhor tem olhar pelo pequeno, pelo trabalhador e pela trabalhadora rural que às vezes precisam de mais condições para desenvolver suas atividades”, disse.

O evento contou ainda com a presença dos deputados federais Lúdio Cabral, Valdir Barranco (ambos do PT) e Wilson Santos (PSD).

Além da recuperação de solos, o programa prevê a entrega de máquinas, insumos e equipamentos agrícolas em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), responsável pelas análises de solo, e a Fetagri-MT, que mapeia as áreas prioritárias. Outras ações são desenvolvidas por meio dos programas Promaq e Fortalecimento de Assentamentos, beneficiando diretamente 38 municípios mato-grossenses.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.