Câmara cassa mandato de Alexandre Frota após condenação por calúnia e difamação

Decisão foi publicada na sexta-feira (3) e tem como base sentença definitiva em processo movido por Jean Wyllys; ex-vereador se pronunciou nas redes sociais.

Reprodução

A Câmara Municipal de Cotia, na Região Metropolitana de São Paulo, cassou o mandato de Alexandre Frota (PDT) na última sexta-feira (3). A decisão foi tomada após o trânsito em julgado de uma condenação por calúnia e difamação contra o ex-deputado federal Jean Wyllys, em processo iniciado em 2023.

O presidente da Câmara, vereador Osmar Danilo da Silva (Republicanos), publicou o ato de cassação com base na Constituição Federal e na Lei Orgânica do Município.

“Em razão da condenação criminal por crime doloso, com sentença definitiva e irrecorrível (…), fica declarada a perda do mandato de vereador do Sr. Alexandre Frota de Andrade”, diz o documento assinado pelo presidente da Casa.

De acordo com a decisão, a cassação ocorre de forma automática em casos de condenação criminal definitiva envolvendo crime doloso, conforme previsto em lei.

Reação nas redes sociais
Após o anúncio, Frota se manifestou por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, classificando o episódio como parte de uma “guerra” e afirmando que tentam silenciá-lo.

“Infelizmente, a Câmara hoje cassou o meu mandato, como vocês todos já devem saber. É óbvio que eu não fiquei feliz, fiquei triste porque eu vinha exercendo um trabalho de muita entrega e amor à cidade”, declarou.

O ex-vereador também afirmou que continuará atuando em prol da população, mesmo fora do cargo:

“Ninguém imaginava que isso pudesse acontecer, mas aconteceu, e não é de hoje que tentavam me calar. Engana-se quem vai me calar. Eu continuo sendo esse cara, dedicado à cidade, e vou continuar ajudando as pessoas agora livre.”

Com a cassação, a Câmara de Cotia deve convocar o suplente do PDT para assumir a vaga deixada por Frota nos próximos dias.

Receba as notícias mais relevantes do estado de MT e da sua região, direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

PUBLICIDADE

Em Destaque

PUBLICIDADE

Leia mais