Governador Mauro Mendes diz que fugas em presídios de MT são ‘inaceitáveis’

Governador disse que o caso é inaceitável diante dos investimentos feitos no sistema prisional e exigiu responsabilização dos envolvidos.

Reprodução

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), se manifestou nesta semana sobre as recentes fugas registradas em presídios do estado e cobrou apuração rigorosa dos casos. Segundo ele, a situação é inaceitável diante dos recursos aplicados pelo governo na modernização do sistema prisional.

“O que eu posso dizer é que se houve fuga, tem que ser investigado, doa a quem doer, tem que aparecer o culpado. Porque não é possível, com todo o requinte que nós temos hoje nas nossas prisões, com todo o investimento que nós fizemos, ter fuga. Alguma coisa de errado aconteceu”, declarou Mendes.

O comentário foi motivado pela fuga registrada no dia 19 de setembro, quando Valdir Nunes da Silva, de 56 anos, rompeu a tornozeleira eletrônica e escapou da Cadeia Pública de Alto Araguaia, a 415 km de Cuiabá. O detento trabalhava em uma equipe de limpeza pública e abandonou o uniforme nas proximidades do Rio Araguaia antes de fugir.

Apesar de se referir ao caso específico, o governador afirmou que tem acompanhado outras ocorrências semelhantes e cobrado providências da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

“Eu tenho exigido do secretário que investigue, que apure e que preste conta à sociedade sobre o que aconteceu lá. Quem é que falhou? Por que falhou? Se foi falha intencional, tem que ser punido na forma da lei. Se foi uma falha sistêmica ou operacional, tem que ser corrigida e reconhecida. Qualquer fuga merece uma explicação, e terá que ter essa explicação”, completou Mendes.

De acordo com a Sesp, as circunstâncias da fuga estão sendo apuradas. O governo afirma que vai reforçar as medidas de controle e monitoramento dos presos em regime semiaberto para evitar novas ocorrências.

Receba as notícias mais relevantes do estado de MT e da sua região, direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

PUBLICIDADE

Em Destaque

PUBLICIDADE

Leia mais