Governo de MT anuncia envio de projetos para antecipar promoção de 1,5 mil policiais e bombeiros

Medida permitirá que soldados recebam promoções ainda em 2025, antes do previsto; proposta será analisada pela Assembleia Legislativa

Mayke Toscano/Secom

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, anunciou nesta terça-feira (7/10) o envio de dois projetos de lei à Assembleia Legislativa que possibilitam a promoção de cerca de 1.500 soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros ainda neste ano.

A decisão foi tomada durante reunião com os secretários de Estado César Roveri (Segurança Pública), Fábio Garcia (Casa Civil) e Gilberto Figueiredo (Saúde), além do comandante-geral da PM, coronel Fernando Tinoco, e do comandante-geral dos Bombeiros, coronel Gledson Bezerra.

Segundo o governador, a iniciativa antecipa o chamado “gatilho”, reconhecendo o trabalho dos profissionais da Segurança Pública.

“Estamos antecipando o chamado ‘gatilho’ como forma de reconhecer o grande trabalho que esses profissionais da Segurança Pública têm feito. Com isso, eles terão a oportunidade de serem promovidos já em 2025”, explicou Mauro Mendes.

Pela regra vigente, os soldados só começariam a ser promovidos a partir de abril de 2026, em blocos de 300 profissionais, o que faria muitos aguardarem dois a três anos para receber a promoção.

Com a nova proposta, as promoções passarão a ter data unificada em 15 de dezembro de cada ano, acelerando o processo de valorização da categoria.

Os projetos de lei serão enviados nos próximos dias à Assembleia Legislativa, e, se aprovados pelos deputados, retornarão para sanção do governador.

Receba as notícias mais relevantes do estado de MT e da sua região, direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

PUBLICIDADE

Em Destaque

PUBLICIDADE

Leia mais