Pivetta defende leis mais rígidas e diz que criminosos precisam “ter medo do Estado”

Governador relacionou sensação de impunidade ao aumento da violência contra mulheres em Mato Grosso

Reprodução

Em meio ao aumento dos casos de feminicídio em Mato Grosso, o governador Otaviano Pivetta (Republicanos) defendeu o endurecimento das leis penais e afirmou que criminosos precisam voltar a “ter medo do Estado” e da Justiça.

A declaração foi feita durante a inauguração do Ganha Tempo no bairro Pedra 90, em Cuiabá.

Ao comentar os índices de violência contra a mulher no estado, Pivetta criticou a sensação de impunidade e afirmou que o sistema punitivo brasileiro precisa ser reformulado para desestimular a prática de crimes.

“O cidadão tem que voltar a ter medo do Estado. Tem que voltar a ter medo da justiça”, afirmou o governador.

Segundo Pivetta, a aplicação de penas mais severas é necessária para evitar a banalização da vida e reduzir os índices de criminalidade.

“As penas têm que ser tão rigorosas que o crime realmente passe a não valer a pena. Porque a vida está banalizada em todos os aspectos”, declarou.

Apesar de defender mudanças na legislação federal, o governador afirmou que o Estado mantém ações voltadas ao enfrentamento da violência contra mulheres e ao combate à criminalidade.

“Nós lamentamos muito e estamos fazendo um esforço concentrado para combater todo tipo de criminalidade”, disse.

A mais recente alteração na legislação brasileira relacionada ao combate ao feminicídio foi a Lei 14.994/24, conhecida como Pacote Antifeminicídio.

A norma transformou o feminicídio em crime autônomo e ampliou a pena máxima para até 40 anos de prisão, a maior prevista atualmente no Código Penal.

O projeto teve como principal articuladora a senadora mato-grossense Margareth Buzetti (PP), autora da proposta original.

A legislação também aumentou o rigor das punições para crimes de lesão corporal e descumprimento de medidas protetivas contra mulheres.

Segundo dados citados pela parlamentar, Mato Grosso ocupa atualmente uma das primeiras posições no ranking nacional de feminicídios proporcionais.

Receba as notícias mais relevantes do estado de MT e da sua região, direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

Em Destaque

PUBLICIDADE

Leia mais