Forças de segurança de MT batem recorde e apreendem 35 toneladas de drogas em 2025

Volume é 34% maior que em 2024; operações contaram com apoio de forças federais e uso de tecnologia

PJC/Divulgação

As forças de segurança de Mato Grosso apreenderam 35 toneladas de drogas entre janeiro e setembro deste ano, segundo dados do Observatório de Segurança Pública, ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). O volume representa aumento de 34,6% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram retiradas de circulação 26 toneladas de entorpecentes.

As apreensões incluem maconha, cocaína e pasta base de cocaína. As operações foram realizadas pela Polícia Militar, Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e Polícia Civil, em conjunto com forças federais e agências de inteligência.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, afirmou que os resultados são reflexo dos investimentos realizados pelo governo estadual desde 2019. Entre as ações, estão a modernização de viaturas, compra de armamento, reformas em quartéis e delegacias, convocação de novos servidores e melhorias nas condições de trabalho.

“Hoje temos policiais mais motivados, melhores condições de trabalho e, como consequência, mais apreensões e retirada de entorpecentes das ruas”, disse Roveri. Ele destacou ainda a atuação do programa Tolerância Zero às facções criminosas, lançado em novembro de 2024, que ampliou o combate ao tráfico e busca enfraquecer financeiramente as organizações criminosas.

Operações recentes

No dia 27 de setembro, a Polícia Civil fechou uma distribuidora de bebidas em Várzea Grande que funcionava como fachada para o tráfico. Foram apreendidas porções de cocaína, mais de R$ 18 mil em dinheiro e diversos apetrechos ligados ao crime. Três pessoas foram presas em flagrante.

Já no dia 11, policiais da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) fecharam uma casa usada para armazenamento de drogas no bairro Jardim Eldorado. No local, foram encontradas grandes quantidades de maconha, pasta base e cocaína.

Maior apreensão do ano

Em fevereiro, uma operação integrada entre Polícia Militar, Bope, Polícia Federal e Gefron resultou na apreensão de 1,5 tonelada de cocaína em Juruena, no noroeste do estado. A droga, avaliada em mais de R$ 100 milhões, foi encontrada em fardos escondidos em área de mata, após denúncias sobre movimentação suspeita de aeronave em pista rural.

Histórico

Desde 2019, o volume de drogas apreendidas em Mato Grosso cresce de forma constante. Naquele ano foram 12,2 toneladas, passando para 18 toneladas em 2020, 31,2 em 2021, 31,8 em 2022, 26,2 em 2023 e 41,2 em 2024.

Receba as notícias mais relevantes do estado de MT e da sua região, direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

PUBLICIDADE

Em Destaque

PUBLICIDADE

Leia mais