Senadora Margareth Buzetti se despede do Senado após quase três anos de mandato

Parlamentar destacou desafios da condição de suplente, conquistas legislativas e reforçou importância do diálogo político

Waldemir Barreto/Agência Senado Fonte: Agência Senado

A senadora Margareth Buzetti (PP) se despediu do Senado Federal nesta terça-feira (30), emocionada, após quase três anos de mandato, deixando um recado velado ao titular da cadeira, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD).

Em seu pronunciamento, Buzetti ressaltou a intensidade e os desafios de assumir a vaga como suplente. “Cheguei até essa cadeira na condição de suplente do hoje Ministro da Agricultura, Senador Carlos Fávaro – a quem serei eternamente grata pelo convite de ter concorrido à eleição suplementar de 2020 –, e devo dizer, Senador Alessandro Vieira, que esta cadeira já é pesada para um titular, e, se esta cadeira já é pesada para um titular, é mais ainda para um suplente”, afirmou.

A parlamentar destacou que, mesmo diante das limitações da posição de suplente, sempre votou de acordo com suas convicções. “Por muitas vezes precisei calar quando queria aqui estar falando. Mesmo assim, não deixei de votar, nunca, de acordo com a minha consciência e as minhas convicções. Busquei ser aqui, colegas, o político em que eu sempre quis votar”, disse.

Durante seu período no Senado, Buzetti esteve à frente de projetos considerados significativos, como a tipificação do feminicídio como crime autônomo, a criação do cadastro nacional de pedófilos e estupradores e a garantia de reconstrução de mama para mulheres vítimas de mutilação. A senadora também criticou a polarização política e defendeu maior foco no trabalho efetivo e no diálogo. “A polarização não coloca comida na mesa dos brasileiros, não abaixa os juros, não melhora a vida de ninguém”, afirmou.

A senadora antecipou sua licença do mandato, que se encerraria em dezembro, para permitir que o suplente José Lacerda (PSD) assumisse a cadeira. Buzetti afirmou que pretende concentrar esforços no fortalecimento partidário em vista das eleições de 2026.

Receba as notícias mais relevantes do estado de MT e da sua região, direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

PUBLICIDADE

Em Destaque

PUBLICIDADE

Leia mais