Ratinho Junior desiste de disputar a Presidência e decide cumprir mandato no Paraná

Governador comunica decisão ao PSD e anuncia retorno ao setor privado após deixar o cargo

Alan Santos / PR

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), anunciou nesta segunda-feira (23) que não irá disputar a Presidência da República nas eleições de 2026. A decisão foi comunicada ao presidente nacional do partido, Gilberto Kassab.

Com isso, o gestor confirmou que permanecerá no cargo até o fim do mandato, em dezembro deste ano, descartando a possibilidade de renúncia dentro do prazo de desincompatibilização, previsto para abril.

A definição foi tomada após reuniões familiares realizadas no último domingo (22) e retira o nome de Ratinho Junior das discussões internas do PSD para a sucessão presidencial.

Ao optar por continuar no governo, o paranaense também fica impedido de concorrer a qualquer outro cargo eletivo no pleito de outubro, incluindo uma vaga ao Senado Federal, conforme determina a legislação eleitoral.

Além de encerrar as especulações políticas, o governador anunciou que pretende retornar à iniciativa privada a partir de 2027. Ele deverá assumir a presidência do grupo de comunicação da família, ligado ao apresentador Carlos Massa, conhecido como Ratinho.

Segundo a nota oficial, a decisão busca manter o compromisso firmado com os eleitores do Paraná durante o mandato.

Nas últimas pesquisas de intenção de voto, divulgadas em fevereiro pelo instituto Quaest, Ratinho Junior aparecia com cerca de 8% das intenções no cenário nacional.

Com a saída do governador da disputa, o PSD deverá reorganizar sua estratégia para definir um novo nome na corrida ao Palácio do Planalto.

Receba as notícias mais relevantes do estado de MT e da sua região, direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

Em Destaque

PUBLICIDADE

Leia mais