A Polícia Civil de Mato Grosso divulgou nesta quinta-feira (9) um vídeo que detalha o planejamento e a execução de um dos mais violentos roubos já registrados no estado, além dos desdobramentos das investigações que resultaram na terceira fase da Operação Pentágono.
As imagens apresentam o andamento das apurações sobre o ataque ocorrido em abril de 2023, em Confresa, quando um grupo criminoso tentou roubar cerca de R$ 30 milhões de uma empresa de transporte de valores.
O material também evidencia a complexidade da ação, classificada como “domínio de cidades”, modalidade marcada pelo uso de armamento pesado, violência e ações coordenadas para intimidar a população e dificultar a resposta das forças de segurança.
No dia do crime, cerca de 20 criminosos sitiaram o município, invadiram o quartel da Polícia Militar, incendiaram prédios públicos e utilizaram explosivos na tentativa de acessar o cofre da empresa, sem sucesso.
De acordo com a Polícia Civil, a atual fase da operação tem como objetivo responsabilizar os envolvidos, desarticular a organização criminosa e avançar na identificação e bloqueio de bens adquiridos com recursos ilícitos.
Ao todo, são cumpridas 97 ordens judiciais, sendo 27 mandados de prisão, 30 de busca e apreensão e o bloqueio de 40 contas bancárias. As medidas foram expedidas pela 3ª Vara Criminal de Barra do Garças.
As investigações apontam que o grupo atuava de forma estruturada e interestadual, com divisão de funções entre os integrantes. Pelo menos 50 pessoas teriam participação direta ou indireta na ação, organizadas em seis núcleos, incluindo comando financeiro, planejamento, execução e apoio logístico em diferentes estados.
A Operação Pentágono integra o planejamento estratégico da corporação dentro da Operação Pharus e também faz parte das ações da Renorcrim, rede nacional de combate ao crime organizado.




