O ex-deputado federal Alexandre Ramagem foi preso nesta segunda-feira (13) pelo Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos (ICE), na cidade de Orlando, na Flórida.
A detenção foi confirmada pela Polícia Federal, que informou que a ação ocorreu em cooperação com autoridades norte-americanas. Ramagem é considerado foragido da Justiça brasileira após condenação do Supremo Tribunal Federal (STF) a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.
O ex-parlamentar estava nos Estados Unidos desde setembro de 2025, após deixar o Brasil durante o andamento do julgamento. Segundo as investigações, ele saiu do país de forma clandestina, cruzando a fronteira por via terrestre antes de seguir para território norte-americano.
A prisão ocorreu por questões migratórias, e o nome de Ramagem já consta como “sob custódia” no sistema do governo dos Estados Unidos.
O governo brasileiro formalizou o pedido de extradição em dezembro de 2025. No entanto, o processo pode ser impactado por um eventual pedido de asilo apresentado pelo ex-deputado, que ainda está em análise pelas autoridades americanas.
Ramagem teve o mandato cassado após a condenação e também perdeu o passaporte diplomático. Ele foi diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e foi apontado como um dos envolvidos na tentativa de reverter o resultado das eleições de 2022.
A Polícia Federal informou que acompanha o caso e aguarda os desdobramentos sobre uma possível extradição para o Brasil.




