O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender o fim da escala 6×1 e a redução da jornada de trabalho no Brasil para 40 horas semanais, sem redução salarial. A declaração foi feita neste sábado (18), durante o Fórum Democracia Sempre, realizado em Barcelona, na Espanha.
Segundo o presidente, os avanços tecnológicos e o aumento da produtividade precisam resultar em melhorias nas condições de vida dos trabalhadores, especialmente os de menor renda. “No Brasil, nós estamos discutindo o fim da jornada 6×1. Porque me parece que os ganhos tecnológicos, a sofisticação da produção, só vale o rico”, afirmou.
A proposta enviada pelo governo ao Congresso prevê a redução da jornada semanal de 44 para 40 horas, além da mudança no modelo atual de trabalho, com cinco dias trabalhados e dois de descanso remunerado.
Durante o discurso, Lula também abordou a relação entre desigualdade social e confiança nas instituições. Segundo ele, a democracia perde credibilidade quando não consegue atender às demandas da população.
O Fórum Democracia Sempre reúne lideranças internacionais para discutir temas como democracia, desigualdade e cooperação global. Participam do encontro representantes de países como Espanha, Colômbia, Chile e Uruguai.
No evento, o presidente também defendeu o fortalecimento do multilateralismo e fez críticas aos conflitos armados em curso no cenário internacional.




