Bancada de MT recua e vota a favor do fim da escala 6×1

Bancada de Mato Grosso votou favorável após pressão nas redes sociais e repercussão negativa sobre proposta de transição maior

Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (27), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas e prevê o fim da escala 6×1. Os oito deputados federais de Mato Grosso votaram a favor do texto, que agora segue para análise do Senado.

A votação ocorreu após pressão popular nas redes sociais e preocupação de parlamentares com possíveis impactos eleitorais nas eleições de outubro. Parte da bancada mato-grossense havia assinado uma emenda que ampliava o prazo de transição para o fim da escala 6×1 para até 10 anos.

A proposta alternativa, no entanto, acabou derrubada após repercussão negativa. Com isso, foi mantido o texto principal da PEC, que estabelece duas folgas semanais aos trabalhadores, sendo uma delas preferencialmente aos domingos.

O texto também prevê um período de transição de até 14 meses para que empresas e empregadores se adequem à nova carga horária.

A PEC foi aprovada por ampla maioria na Câmara em dois turnos e ainda será analisada pelo Senado Federal antes de entrar em vigor.

Receba as notícias mais relevantes do estado de MT e da sua região, direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

Em Destaque

PUBLICIDADE

Leia mais