Seaf abre licitação para comprar novilhas de alta genética para produção de leite em MT

Pregão Eletrônico da Seaf prevê a aquisição de novilhas Girolando com prenhez confirmada. O objetivo é fortalecer a cadeia leiteira de produtores de pequena escala.

Reprodução

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT) publicou nesta segunda-feira (20) a abertura do Pregão Eletrônico nº 007/2025. O objetivo é o registro de preços para a futura compra de novilhas Girolando ½ sangue com prenhez já confirmada, que serão destinadas a produtores de pequena escala do estado. A publicação foi feita no Diário Oficial.

Segundo a Seaf, a iniciativa visa fortalecer a produção leiteira em Mato Grosso.

Foco em alta qualidade genética

O edital estabelece que as novilhas deverão ter embrião sexado de fêmea, resultado de tecnologias como Fertilização in Vitro (FIV) e Transferência de Embriões (TE). A gestação dos animais deve estar entre quatro e oito meses no momento da entrega.

A meta é garantir a entrega de matrizes de alta qualidade genética, o que contribui para o melhoramento do rebanho leiteiro e o aumento da produtividade nas propriedades rurais cadastradas em associações ou cooperativas.

A secretária de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Andreia Fujioka, destacou que o pregão faz parte de um conjunto de ações do Governo de MT para o desenvolvimento da cadeia leiteira. “Oferecendo aos produtores acesso a genética de qualidade e tecnologia que gera mais renda e sustentabilidade no campo”, afirmou.

Prazos para participação

As propostas e a documentação de habilitação para o pregão podem ser enviadas por meio do Sistema Integrado de Aquisições Governamentais (SIAG) até o dia 29 de outubro.

A sessão pública de abertura das propostas está marcada para o dia 30 de outubro, às 8h (horário de Cuiabá), e será realizada por meio do portal aquisicoes.seplag.mt.gov.br. O edital completo está disponível no Portal de Aquisições Governamentais.

Receba as notícias mais relevantes do estado de MT e da sua região, direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

PUBLICIDADE

Em Destaque

PUBLICIDADE

Leia mais