Dois detentos são encontrados mortos em penitenciária de Contagem

Outros dois presos ficaram feridos na mesma cela da Nelson Hungria; Sejusp e Polícia Civil investigam o caso.

Detentos feridos foram levados para hospital e estão internados sob escolta policial - Reprodução

Dois detentos foram encontrados mortos e outros dois feridos na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na região Metropolitana de Belo Horizonte, na noite desta sexta-feira (17).

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), policiais penais se depararam com a situação por volta das 22h, durante uma conferência de rotina nos pavilhões.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e confirmou os óbitos. Os presos feridos foram encaminhados, sob escolta da polícia penal, para um hospital da rede pública de saúde.

Identificação e Investigação

Os detentos mortos foram identificados como Welbert Junior Gonçalves de Carvalho e Ailton de Souza Bispo Netto. Welbert estava preso desde 7 de outubro de 2025 e tinha passagens desde 2014. Já Ailton havia dado entrada na penitenciária em 19 de setembro de 2023, com histórico no sistema prisional desde 2017.

Em nota, a Sejusp informou que instaurou um procedimento interno para apurar as circunstâncias do ocorrido de forma administrativa. Segundo a Secretaria, os presos das celas envolvidas serão ouvidos durante as investigações.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que apura as causas e as responsabilidades pelas mortes e ferimentos.

Receba as notícias mais relevantes do estado de MT e da sua região, direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

PUBLICIDADE

Em Destaque

PUBLICIDADE

Leia mais