Inmet emite alerta de tempestade para cinco estados

Aviso prevê chuvas intensas, ventos de até 60 km/h e possibilidade de granizo até quinta-feira (21)

Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (19) um alerta amarelo de tempestade para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. O aviso é válido até às 9h de quinta-feira (21).

Segundo o instituto, as áreas afetadas podem registrar chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, com acumulado de até 50 milímetros por dia. Também há previsão de ventos intensos, com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h, além de possibilidade de queda de granizo.

De acordo com o Inmet, cerca de 1.608 municípios podem ser atingidos pelas condições climáticas.

O órgão informou ainda que existe baixo risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos em áreas urbanas.

Entre as orientações à população, o instituto recomenda evitar abrigo debaixo de árvores durante rajadas de vento devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Motoristas também devem evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Outra recomendação é não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.

Em situações de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

O alerta amarelo representa o primeiro nível de severidade adotado pelo Inmet para eventos meteorológicos potencialmente perigosos.

Receba as notícias mais relevantes do estado de MT e da sua região, direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

Em Destaque

PUBLICIDADE

Leia mais