Ministra Gleisi inicia retirada de cargos de partidos do Centrão com aval de Lula

Medida faz parte de reorganização da base aliada, segundo Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais; mudanças atingem PP, PSD, Republicanos e MDB.

Reprodução

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou uma reorganização da base no Congresso Nacional, que inclui cortes de cargos ocupados por parlamentares de partidos do Centrão, anunciou a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

Segundo a ministra, a ação conta com o aval do presidente e foi motivada pela derrota do governo na medida provisória (MP) que buscava alternativas de arrecadação diante da alta do IOF, que perdeu validade sem votação na Câmara dos Deputados.

“Vamos reorganizar a base do governo e fazer as mudanças necessárias, com muita responsabilidade. Mas quem quiser estar no governo deverá ser voto do governo no Congresso”, afirmou Gleisi.

A reorganização vai atingir PP, PSD, Republicanos e MDB, partidos cujos parlamentares votaram contra a MP, informou a ministra. Gleisi ressaltou que as mudanças estão sendo realizadas de forma responsável, avaliando todos os órgãos e cobrando alinhamento da base aliada.

Algumas demissões já começaram a ser efetivadas. Na semana passada, lideranças do PP e PSD perderam cargos na Caixa Econômica Federal e no Ministério da Agricultura, enquanto emebedistas tiveram cargos no Dnit retirados, de acordo com a ordem da ministra.

A medida sinaliza uma postura do governo de reforçar o alinhamento político da base aliada e de condicionar a ocupação de cargos à coerência com as votações no Congresso, especialmente diante de derrotas legislativas estratégicas.

Receba as notícias mais relevantes do estado de MT e da sua região, direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

PUBLICIDADE

Em Destaque

PUBLICIDADE

Leia mais