A Polícia Civil e o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) deflagraram nesta sexta-feira (24) a Operação Recon contra suspeitos de planejar o assassinato de autoridades públicas na região de Presidente Prudente, no interior de São Paulo.
O ataque, cuja ordem teria partido do Primeiro Comando da Capital (PCC), era direcionado ao promotor de Justiça Lincoln Gakiya e a Roberto Medina, coordenador de presídios da Região Oeste do estado. Gakiya, que atua em casos de combate ao PCC, confirmou a informação em entrevista.
Célula de monitoramento
A operação cumpre 25 mandados de busca e apreensão em sete cidades, sendo 11 em Presidente Prudente e o restante em municípios vizinhos. A ação conta com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Penal.
As investigações da Polícia Civil apontaram a existência de uma célula do PCC estruturada para realizar levantamentos detalhados da rotina de autoridades e seus familiares, com o objetivo de preparar atentados.
Segundo o MP, os criminosos já haviam identificado, monitorado e mapeado os hábitos diários dos alvos.
“A célula operava sob rígido esquema de compartimentação, no qual cada integrante desempenhava uma função específica, sem conhecer a totalidade do plano, o que dificultava a detecção da trama”, explicou o Ministério Público.
A operação desta sexta-feira busca apreender outros elementos de prova que ajudem a identificar demais participantes do esquema criminoso.




