Para Alckmin, Hidrovia do Paraguai é chave para escoar produção de MT

O trecho está parado devido ao assoreamento do rio; o presidente em exercício visitou Cáceres, cidade fundada a partir do modal.

Porto de Cáceres (MT) — Foto: Prefeitura de Cáceres

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou nesta sexta-feira (24) que a Hidrovia do Paraguai é um projeto “essencial” para melhorar a logística e o escoamento da produção agrícola de Mato Grosso. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa em Cáceres (MT), a 220 km de Cuiabá, onde ele participou da inauguração da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do município.

Alckmin assumiu o comando do país temporariamente, já que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em viagem oficial pela Ásia.

Interesse do Governo Federal

Ao ser questionado sobre o tema, Alckmin destacou que o governo federal tem grande interesse em destravar a hidrovia, que liga Cáceres ao Paraná. O trecho que está paralisado é justamente o que fica entre Cáceres e Corumbá (MS), devido ao assoreamento do rio.

“Esse é o trecho que precisa ter o investimento. Vou conversar com o ministro dos Portos. Nós precisamos ter eficiência econômica, reduzir custos, melhorar a logística e integrar modais. Então, a hidrovia do Paraguai é essencial”, afirmou o presidente em exercício.

Histórico da Hidrovia

Cáceres, município com cerca de 89 mil habitantes, foi fundado a partir da hidrovia, mas o modal está desativado há mais de 12 anos.

A ligação fluvial, que conecta o Porto de Cáceres (MT) ao Porto de Nova Palmira, no Uruguai, foi estabelecida oficialmente pelo Acordo de Transporte Fluvial entre os países da Bacia do Rio da Prata, que entrou em vigor em 1998.

O Rio Paraguai tem 680 km de extensão e seu trajeto passa por importantes Unidades de Conservação, como a Ilha de Taiamã (gerenciada pelo ICMBio), o Parque Estadual do Guirá e o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense.

Receba as notícias mais relevantes do estado de MT e da sua região, direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

PUBLICIDADE

Em Destaque

PUBLICIDADE

Leia mais