Central de Transplantes de MT realiza duas captações de múltiplos órgãos em 48h

Procedimentos ocorreram em Nova Mutum e Várzea Grande, e órgãos captados podem beneficiar até sete pacientes. SES-MT exalta "solidariedade" das famílias.

Divulgação/SES-MT

A Central Estadual de Transplantes, unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), realizou duas captações de múltiplos órgãos nesta quinta e sexta-feira (30 e 31 de outubro). Os procedimentos ocorreram em Nova Mutum e Várzea Grande.

As captações de órgãos e córneas vão beneficiar até sete pacientes que aguardavam por um transplante no Brasil.

“A solidariedade de uma família enlutada deve ser exaltada, pois graças a estas boas ações será possível salvar várias pessoas que aguardavam por um transplante”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Detalhes das Captações

  • Nova Mutum (Quinta-feira): A 11ª cirurgia de captação de órgãos do ano foi realizada no Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro. Foram captados dois rins e duas córneas, contemplando quatro pacientes. A ação contou com apoio de equipes do Hospital São Mateus, Banco de Olhos de Cuiabá e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
  • Várzea Grande (Sexta-feira): A 12ª captação de múltiplos órgãos do ano ocorreu no Hospital Pronto-socorro Municipal de Várzea Grande (HPSMVG). Foram captados um fígado e duas córneas, beneficiando três pacientes. A operação contou com suporte logístico da Força Aérea Brasileira (FAB).

Um detalhe de destaque na captação de Várzea Grande é que a doadora era a primeira paciente em Mato Grosso que estava em um programa de hemodiálise. “Essa doadora tinha problema no rim, mas o fígado estava em perfeitas condições, o que permitiu a captação para salvar a vida de alguém que precisa”, contou Anita Ricarda da Silva, coordenadora da Central Estadual de Transplantes.

Recorde de Córneas e Balanço Anual

A secretária-adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, destacou que o investimento em capacitação de profissionais nas unidades captadoras tem sido fundamental para os resultados.

A Central já captou:

  • 18 rins
  • 8 fígados
  • 1 coração

Esses números são referentes às 12 captações de múltiplos órgãos realizadas no estado neste ano. Além disso, de janeiro a setembro foram captadas 242 córneas, o que permitiu à SES-MT zerar a fila de espera por transplante de córnea no estado.

Receba as notícias mais relevantes do estado de MT e da sua região, direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

Em Destaque

PUBLICIDADE

Leia mais