Polícia Civil de MT descarta 1,1 tonelada de documentos sem validade para reciclagem

Papéis que perderam o prazo de guarda, como boletins de ocorrência antigos e processos, foram retirados do Arquivo Central em Várzea Grande.

PC-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso descartou, na manhã desta quinta-feira (23.10), aproximadamente 1,1 tonelada de documentos que já haviam perdido a validade. O material foi levado para uma empresa de reciclagem em Várzea Grande.

Esta é a terceira edição de descarte realizada neste ano de 2025 pela equipe do Arquivo Central da Diretoria de Administração Sistêmica da Polícia Civil.

O montante de papéis que passou do prazo de guarda (tempo de validade) foi retirado do Arquivo Central e transportado em um caminhão. O material obedece ao processo de picotagem em uma máquina específica, sendo transformado em material reciclado.

O descarte segue os critérios estabelecidos pela Resolução nº 40 do Conselho Nacional de Arquivos, que regulamenta os procedimentos para a eliminação de documentos.

O Arquivo Central da Polícia Civil, localizado no bairro CPA III, concentra centenas de documentos de todas as épocas, incluindo boletins de ocorrências, processos e segundas vias de inquéritos policiais, remetidos pelas delegacias e setores administrativos da instituição.

Receba as notícias mais relevantes do estado de MT e da sua região, direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

PUBLICIDADE

Em Destaque

PUBLICIDADE

Leia mais