Polícia desmantela rede de apoio logístico e financeiro de facção criminosa em MT

Investigação mira indivíduos que davam suporte logístico e financeiro ao grupo, garantindo a continuidade das atividades criminosas no interior do estado.

A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (22) a Operação Fautor, coordenada pela Delegacia de Comodoro, com o objetivo de cumprir mandados judiciais contra indivíduos que atuavam como apoiadores e colaboradores de uma facção criminosa na região.

O objetivo da operação é desarticular a rede de suporte que fornece apoio logístico e financeiro a membros da facção, incluindo aqueles que estão custodiados em unidades prisionais e os que estão em liberdade, o que garante a manutenção das atividades criminosas no interior do estado.

12 Prisões e Apreensões

Durante a ação, foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão. Segundo a investigação, os alvos atuavam em diferentes frentes, como:

  • Transporte e revenda de drogas;
  • Intermediação de valores para custeio de presos;
  • Disponibilização de estruturas e veículos para ocultar atividades ilícitas.

Foram apreendidos celulares, drogas, bens e objetos que eram utilizados para facilitar a atuação do grupo criminoso.

O nome da operação, “Fautor”, tem origem latina e significa “aquele que apoia, fomenta ou protege uma conduta ilícita”, representando o papel dos investigados como sustentadores da estrutura criminosa.

Investigação e Apoio

A operação contou com o apoio operacional das equipes das Delegacias da Regional de Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Cáceres e, também, da Delegacia de Araputanga/MT, que teve participação no cumprimento de um mandado de busca e apreensão e na efetivação de uma prisão.

“A prisão de apoiadores é atingir a base que mantém o crime organizado vivo, quebrando a ideia de impunidade aos que sustentam a narcocultura e a ideologia de faccionados”, afirmou o delegado Mateus Reiners.

Os presos foram encaminhados à Cadeia Pública de Comodoro, onde ficam à disposição da Justiça. As investigações continuam para identificar outros financiadores e integrantes da facção que atuam na região de fronteira do estado.

Receba as notícias mais relevantes do estado de MT e da sua região, direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

PUBLICIDADE

Em Destaque

PUBLICIDADE

Leia mais