Policiais militares do 15º Batalhão salvaram, na madrugada desta quarta-feira (15), a vida de uma recém-nascida de 15 dias que estava engasgada com leite materno, no município de Alto Taquari (487 km de Cuiabá).
Segundo a Polícia Militar, a equipe foi acionada por volta das 4 horas para prestar apoio à mãe da bebê, que estava desesperada na rua do bairro Recanto do Sol. A criança apresentava cianose intensa, ausência de movimentos respiratórios e não respondia a estímulos, indicando obstrução das vias aéreas e possível parada respiratória.
Os policiais iniciaram imediatamente os primeiros socorros, utilizando a manobra de Heimlich, técnica de compressões rápidas para desobstrução das vias respiratórias. Durante o trajeto até o Hospital Municipal de Alto Taquari, a recém-nascida começou a recuperar a coloração e os movimentos respiratórios.
Na unidade de saúde, a equipe médica confirmou que a criança já apresentava sinais vitais estáveis e não corria risco de vida. A mãe, Adriele Cassia Silva Sodré da Conceição, relatou o rápido atendimento dos militares.
“Os policiais militares chegaram muito rápido e salvaram a vida da minha filha Ágatha. Mesmo durante o deslocamento até o hospital continuaram fazendo as manobras e devolveram o meu bem mais precioso”, afirmou a mãe.
O caso reforça a importância do treinamento da Polícia Militar em primeiros socorros. Nos últimos dias, outros salvamentos semelhantes foram registrados no Estado:
Na madrugada de 9 de outubro, policiais do 3º Batalhão salvaram outra recém-nascida de 15 dias no bairro Planalto, em Cuiabá, após engasgar durante a amamentação.
Em 2 de outubro, a equipe do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) salvou uma criança de 2 anos, inconsciente após engasgar, na capital.
Todos os casos demonstram a atuação rápida e eficaz dos policiais no atendimento de emergências médicas envolvendo crianças em risco.




