Deputado José Medeiros faz denúncias sobre Brasil no Parlamento Europeu

Parlamentar afirmou que não há mais democracia no país e criticou ministro Alexandre de Moraes

Reprodução

O deputado federal José Medeiros (PL) participou de sessões no Parlamento Europeu, em Bruxelas, Bélgica, nesta semana, para apresentar denúncias sobre o cenário político brasileiro. Em vídeos publicados nas redes sociais, o parlamentar afirmou que o Brasil não mantém mais democracia e que cidadãos estariam sendo tratados de maneiras distintas, caracterizando perseguição política.

Medeiros também criticou diretamente o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Segundo ele, Moraes julgaria processos nos quais se apresenta como suposta vítima, incluindo casos ligados a Jair Bolsonaro, envolvendo inquéritos sobre fake news e os atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

— O ministro Alexandre de Moraes se autoidentifica como vítima deste processo, dizendo ter sido ameaçado de morte e que o presidente Jair Bolsonaro teria tentado matá-lo, e ainda assim está julgando o caso — afirmou Medeiros.

O deputado disse que está reunindo aliados na Europa para denunciar supostos abusos cometidos pelo ministro Alexandre de Moraes e para buscar apoio internacional.

Condenação de Bolsonaro

Em 11 de setembro, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão por crimes que incluem golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, organização criminosa armada, dano qualificado contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Votaram pela condenação os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. O ministro Luiz Fux votou pela absolvição. Desde 4 de agosto, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por decisão do ministro Alexandre de Moraes.

Receba as notícias mais relevantes do estado de MT e da sua região, direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

PUBLICIDADE

Em Destaque

PUBLICIDADE

Leia mais