Governador reafirma ao TCE continuidade de obras e investimentos em creches

Governo prevê novos recursos até 2027 e destaca retomada de unidades paralisadas no estado

Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Otaviano Pivetta reafirmou nesta sexta-feira (17) o compromisso do Governo de Mato Grosso em ampliar os investimentos na construção e retomada de creches, em parceria com os municípios. A declaração foi feita durante reunião com o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Antônio Joaquim, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Segundo o governador, a gestão estadual seguirá atuando para aumentar a oferta de vagas na educação infantil e destravar obras paralisadas. Ele destacou que o Estado já retomou 27 creches que estavam sem conclusão, algumas há quase 15 anos.

“O Estado vai construir as creches necessárias em parceria com os municípios. Não aceitamos mais obra parada”, afirmou.

Pivetta também ressaltou que, embora a responsabilidade pela construção de creches seja compartilhada com a União e os municípios, o governo estadual tem assumido papel ativo na execução das obras.

Durante o encontro, o conselheiro Antônio Joaquim destacou a continuidade da parceria entre o TCE e o Governo do Estado, classificando os investimentos como um avanço para a educação infantil em Mato Grosso.

A articulação entre Estado, TCE e prefeituras resultou na criação de um programa de investimentos voltado à construção e retomada de creches. Em 2024, foram destinados R$ 20 milhões para obras em 15 unidades, distribuídas em 14 municípios.

Para os próximos anos, o Governo de Mato Grosso incluiu no Plano Plurianual (PPA) a previsão de R$ 40 milhões anuais até 2027, ampliando a capacidade de investimento na área.

De acordo com levantamento do TCE-MT, a fila por vagas em creches no estado apresentou redução de 31% entre os anos de 2023 e 2025.

Receba as notícias mais relevantes do estado de MT e da sua região, direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE

Em Destaque

PUBLICIDADE

Leia mais