TJ-MT propõe reajuste de 6,8% para servidores concursados; impacto pode chegar a R$ 42 milhões

Projeto enviado à Assembleia Legislativa beneficia cerca de 3.500 servidores de carreira e aguarda votação após apreciação de vetos do governador

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira - Foto: Ednilson Aguiar/TJMT

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) enviou à Assembleia Legislativa, há duas semanas, projeto que propõe reajuste de 6,8% na tabela de remuneração dos servidores de carreira. A estimativa é que a correção beneficie aproximadamente 3.500 servidores concursados, com impacto previsto de R$ 42 milhões ainda em 2025. Servidores comissionados, cerca de 2.500 no total, não serão contemplados com o aumento.

O projeto deve ser analisado e aprovado após a votação pelos deputados estaduais dos projetos de vetos do governador Mauro Mendes (União). No TJ-MT, a decisão sobre o aumento gerou debates acalorados entre os desembargadores, com pelo menos cinco deles solicitando pedido de vista para adequar o valor final. A proposta inicial previa reajuste de apenas 1%.

Os servidores receberão o reajuste conforme progressão por escolaridade, de A a D, e classificação na carreira, de 1 a 11. O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso (Sinjusmat) afirma que o aumento era esperado desde fevereiro, mas foi atrasado devido à demora na aprovação pelo Pleno do TJ-MT.

“Se o Poder Judiciário está propondo, é porque ele tem orçamento para conceder o reajuste de 6,8%. Por isso, está concedendo”, afirmou o sindicato.

Votação de vetos

A votação de vetos pelo Legislativo tranca a pauta, impedindo a apreciação de outros projetos até que todos sejam deliberados. Na sessão desta quarta-feira (1º), 22 vetos estão em pauta, enquanto há duas semanas eram cerca de 90.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do TJ-MT para comentários, mas não obteve resposta até a publicação deste texto.

Receba as notícias mais relevantes do estado de MT e da sua região, direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

PUBLICIDADE

Em Destaque

PUBLICIDADE

Leia mais