Vereador em MT é denunciado por infidelidade partidária e pode perder o mandato

Representação aponta apoio a candidatos de outras siglas e atos de vandalismo contra placas de correligionários nas eleições de 2020, 2022 e 2024

Vereador Investigador Gerson - Reprodução

O vereador e investigador Gerson, conhecido como Inspetor Gerson, foi denunciado na Comissão de Ética do MDB por suposta infidelidade partidária nas eleições de 2020, 2022 e 2024. A denúncia foi protocolada pelo advogado Algacyr Nunes da Silva Júnior, filiado ao partido há 20 anos, que pede advertência, afastamento ou até expulsão do parlamentar.

Segundo o documento, o vereador teria apoio a candidatos de outras siglas em detrimento de correligionários. Nas eleições de 2024, por exemplo, teria recebido o candidato do PL à prefeitura, Cláudio Ferreira, em seu comitê e posado para foto fazendo o sinal 22, além de permitir que o candidato usasse a palavra em ato político promovido por ele.

O documento também acusa Gerson de vandalismo eleitoral, afirmando que ele teria arrancado e pichado placas de candidatos do próprio MDB e de partidos aliados, incluindo Wilber Maciel (MDB) e Renan Dourado (Republicanos). De acordo com a representação, o ato provocou revolta entre a militância do partido.

Ainda conforme a denúncia, o vereador não vinculou seu material de campanha à candidatura majoritária do MDB, Thiago Silva, não mencionou seu nome em vídeos de campanha e não participou de reuniões, eventos e agendas conjuntas disponibilizadas pela coordenação partidária.

O advogado ressalta que, em 2022, Gerson teria apoiado um candidato de outra sigla, Nininho, gravando vídeo e divulgando carta aberta pedindo votos, e que, em 2020, não teria alinhado sua candidatura à majoritária apoiada pelo MDB.

A representação requer a instauração de processo ético-disciplinar e o afastamento cautelar do vereador durante a apuração.

Outro lado

A reportagem tentou contato com Inspetor Gerson, mas ele não respondeu até a publicação desta matéria. O espaço permanece aberto para manifestação.

Receba as notícias mais relevantes do estado de MT e da sua região, direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

PUBLICIDADE

Em Destaque

PUBLICIDADE

Leia mais