ZPE de Cáceres é inaugurada após 30 anos e marca ‘novo ciclo’ para o Oeste de MT

Área de Livre Comércio para exportação recebeu investimento de R$ 51,3 milhões do Governo de MT. Obra conta com 247 hectares e oferece benefícios tributários para atrair indústrias.

Mayke Toscano/Secom-MT

O Governo de Mato Grosso inaugurou, nesta sexta-feira (24), a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, localizada a 220 km de Cuiabá. O empreendimento, que estava paralisado há mais de 30 anos, é destinado à instalação de empresas focadas em exportação e marca, segundo autoridades, um novo ciclo de desenvolvimento para a região Oeste do estado.

O investimento do Governo de Mato Grosso, realizado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), foi de R$ 51,3 milhões.

A ZPE é uma área industrial de livre comércio que oferece regimes tributário, administrativo e cambial diferenciados, com o objetivo de ampliar a competitividade das indústrias e estimular a geração de empregos e renda na região.

Realização de um sonho antigo

O governador Mauro Mendes destacou a importância histórica da inauguração. “Ao longo de 30 anos, muitos atores fizeram aquilo que puderam fazer, mas coube ao Estado fazer o investimento necessário para tornar esse sonho realidade. Estamos presenciando um fato histórico para Mato Grosso”, afirmou.

O secretário da Sedec, César Miranda, reforçou que a ZPE é o lugar ideal para empresas que desejam exportar. “Mato Grosso é um estado exportador e esse é o lugar para transformarmos a nossa matéria-prima em produtos com valor agregado e mandar para o mundo com muito atrativo tributário e cambial”, disse.

Estrutura e Operação

Criada em 1990 por decreto presidencial, a ZPE ficou paralisada por décadas devido a pendências e à falta de infraestrutura física. O Governo de MT iniciou o processo de regularização em 2019, que foi concluído em 2023, permitindo a finalização das obras.

O complexo conta com 247 hectares de área total, divididos em cinco módulos e 341 lotes industriais. A estrutura inclui recinto aduaneiro, área administrativa, armazéns e sistemas de controle modernos. O alfandegamento, que permite o início das operações, foi aprovado pela Receita Federal em março de 2024.

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, também participou da inauguração e ressaltou o papel da ZPE para o comércio exterior e o crescimento do país, gerando emprego e renda para a população.

Segundo o presidente da empresa administradora (AZPEC S/A), Aécio Rodrigues, uma comitiva de uma empresa chinesa já está na cidade prospectando e estudando a possibilidade de se instalar na ZPE de Cáceres.

Mayke Toscano/Secom-MT

Receba as notícias mais relevantes do estado de MT e da sua região, direto no seu WhatsApp. Participe da Comunidade

PUBLICIDADE

Em Destaque

PUBLICIDADE

Leia mais